C#

Vale a pena investir meu tempo para estudar C# e .NET? Possui mercado?

Caro dev padawan,

A pergunta do título tem chegado a mim com certa frequência e encontro recorrência dela em vários grupos sobre programação, ou seja, é muito importante respondê-la para que outras pessoas se beneficiem da resposta e desse modo, estou criando esse post.

Primeiramente, posso afirmar que as tecnologias de um modo geral avançam grandemente e incontrolavelmente a passos largos; consequentemente, o mesmo acontece quando falamos em tecnologias de desenvolvimento de software e os seus ambientes de execução, como o .NET, Node.js, Python, Ruby, PHP, etc.

Desse modo, qualquer linguagem e plataforma de desenvolvimento podem, em algum momento, se tornar obsoletas, independente do quão popular ela é hoje; basta que os desenvolvedores não consigam atualizá-la com uma certa frequência e ela deixe de acompanhar a evolução das demais.

A Microsoft é um gigante em si mesmo e ainda que existam pessoas que “torçam o nariz” quando se fala nela, é inegável que ocupe um lugar de destaque no desenvolvimento de tecnologias com adoção mundial. Inclusive, por muitos anos, o Windows é o lider disparado na utilização em desktops.

Mas aí começam os problemas! A Microsoft é lider em desktops, mas não em mobile ou servidores.

Na categoria mobile, por mais que tente, não consegue chegar ao que são os outros players como Android e iOS; tanto que desistiu do seu Windows Phone.

Já para servidores, distribuições Linux são todas poderosas, ainda que tenhamos hoje um Azure muito evoluído e performático.

Porque isso aconteceu? No meu entender, o principal motivo foi que a Microsoft ficou muito focada na sua própria plataforma Windows, provendo soluções empresariais por muitos anos e no caminho… acabou esquecendo de acompanhar uma evolução que estava acontecendo.

Assim ficou por vários anos; a Microsoft evoluindo a plataforma de desenvolvimento .NET Framework (não sei porque tem “framework” no nome, se é uma plataforma) somente para ambiente Windows, tornando-a sim, uma solução bem defasada no mercado. Isso aconteceu até que, em 27 de Junho de 2016, uma mudança significativa aconteceu, com o lançamento oficial do .NET Core 1.0, que permitia que utilizássemos Linux para hospedar aplicações em .NET! Isso foi uma maravilha! Foi literalmente, um choque pra muitos, inclusive eu :-), na ocasião!

Foi um choque ainda maior, assistir especialistas Microsoft em eventos oficiais Microsoft usando MacBooks ou Linux! Sim! A Microsoft mudou e com essa mudança, voltou a ser relevante!

Hoje, a plataforma .NET evoluiu muito e está em pé de igualdade ou até mais avançada, em certos pontos, do que as demais, já que constantemente vem acompanhado tendências de mercado.

A prova disso, é que a sua adoção por parte de nós devs tem aumentado bastante, voltando a ter o C# como uma das top 10 linguagens mais usadas no mundo, conforme vários sites como Analytics Insight, Arfa Softech e Geeks for Geeks! Com isso, não só em empresas de médio e grande porte estão usando .NET, mas em startups também!

O que nos traz à pergunta: Então, qual é o cenário hoje aqui no Brasil?

Basicamente, a líder em adoção por parte das empresas é a Microsoft, já pelo seu histórico; sendo assim, se você quiser ter muitas oportunidades de trabalho, hoje a plataforma .NET é sim uma excelente opção pra você!

Como mencionei acima, já existe uma quantidade grande de empresas que utilizam soluções Microsoft e com as novas tecnologias fornecidas nas versões mais novas do .NET, a preferência certamente é continuar na mesma.

Isso vai contra o que muita gente tem especulado erradamente, afirmando que .NET é uma plataforma decadente! Quando era somente .NET Framework, ou seja, antes do .NET Core, realmente estava numa situação difícil de continuar, pois não acompanhava a evolução; mas agora, a situação é completamente outra!

Se você precisa criar soluções desktop, com o .NET, pode utilizar WinForms ou WPF, que são excelentes e não conheço outros frameworks comparavelmente bons.

Se você precisa criar soluções server e hospedá-los em servidores Windows ou Linux, você pode usar qualquer das várias tecnologias como MVC, Web API, gRPC, Blazor, etc.

Se você precisa criar soluções mobile e disponibilizá-las em Android, iOS e até Smart TVs, pode usar o .NET MAUI.

Se você precisa criar soluções games, pode criar usando .NET MAUI e disponibilizar em várias plataformas.

Ou seja, sim, você tem muito futuro com .NET, por ser uma das tecnologias com maior aceitação no mercado e uma das que melhor paga!

Agora, se você estudar bem terá muito mercado, se estudar mais ou menos será mais difícil, mas conseguirá alguma coisa, se apenas enganar terá dificuldade. Essa é a verdade que muitos não te falam!

Agora, falando de salários, qual é a faixa?

Aí vai depender muito de fatores como local, empresa e sua experiência. Exatamente como acontece com qualquer linguagem, plataforma ou tecnologia! Ou você acha que pode buscar ser um cientista de foguetes em uma cidade que não existe nenhuma empresa desse ramo? É a mesma ideia!

Então, pra você aprender a ser um desenvolvedor top das galáxias em .NET, que tal você se juntar a nós? Seja um dev .NET extremo! Poderoso! Conheça o formação Extreme .NET; pode falar comigo que vou responder suas dúvidas, você vai ser muito bem vindo à Irmandade Extreme .NET!

Sign up for our Newsletter and
stay informed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.